MÓDULO INVENTÁRIO
TÓPICO ACERVO
Tipos de materiais
Apostilas:
apontamentos de aula, ou matérias de um curso para uso dos alunos. Essas notas podem ser resumidas ou não. 2. Informações ou anotações apostas à margem de um documento, como acréscimo, comentário, ilustração ou interpretação; adição marginal, apostilha, nota marginal
CD's:
Abreviatura de Compact Disc, "disco compacto", em português. Disco ótico capaz de armazenar, em formato digital, grandes quantidades de informação seja sonora, textual ou imagens.
Dissertações:
Documento escrito, científico, técnico ou literário, apresentado a uma banca examinadora para obtenção, em geral, do grau de mestre.
DVD's:
Abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil é um formato digital para arquivar ou guardar dados, som e voz, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.
E-books (Livros eletrônicos):
Livro digital/eletrônico ou o anglicismo e-book é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos - computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
Folhetos:
Publicação impressa, constituída pela reunião de folhas, com mais de quatro e menos de cinquenta páginas. Há critérios diversos para o estabelecimento do número máximo de páginas do folheto e a indicação dada acima se baseia em definição da UNESCO.
Um folheto, ou panfleto (enquadra-se, na maioria das vezes, na categoria de folheto) é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade.
Gibis/HQ e Mangá:
História em quadrinhos: é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. Neste item pode-se enquadrar, inclusive, Mangás (Gênero de história em quadrinhos de origem japonesa).
Iconografias:
Tratado descritivo ou conhecimento de imagens, retratos e ícones. 2. Conjunto de representações de objetos, pessoas, gravuras, fotografias e outros tipos de itens similares.
Jogos:
Tratado descritivo ou conhecimento de imagens, retratos e ícones. 2. Conjunto de representações de objetos, pessoas, gravuras, fotografias e outros tipos de itens similares.
Livros (Literatura):
Livro de conteúdo literário em prosa ou verso e de qualquer gênero.
Livros Didáticos:
Todo e qualquer livro de caráter pedagógico, geralmente adotados por professores para utilização durante o curso de determinada disciplina, podendo ser títulos comerciais (vendidos diretamente em livrarias/editoras/distribuidoras) ou os distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Ressaltamos que os livros provenientes especificamente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para utilização de alunos e professores, possuem validade de 3 anos e não devem ser incorporados ao acervo da biblioteca. Decorrido o prazo de utilização, para o descarte desses livros didáticos deve-se seguir as orientações e normas vigentes do DPAT/Ugaf do Programa Nacional do Livro Didático / PNLD.
Livros em Braille:
Documento formado pela reunião de folhas ou cadernos com escrita em relevo conhecido pelo nome de "Braille", constituída por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial.
Livros Paradidáticos:
O conteúdo propõe aprofundamentos em assuntos específicos, conceitual ou em complemento aos livros didáticos. Enquadram-se livros de Psicologia, Política, Educação, Artes, História, Geografia que não se enquadram em livro didático ou técnico, entre outros.
Livros Técnicos (que NÃO fazem parte do Plano de Curso/Projeto Pedagógico):
Livros utilizados por especialistas técnicos no exercício de sua profissão. Neste item, informe o quantitativo de livros técnicos existentes no acervo, que
NÃO fazem parte do Plano de Curso ou Projeto Pedagógico vigente.
Livros Técnicos (Indicados no Plano de Curso/Projeto Pedagógico):
Livros utilizados por especialistas no exercício de sua profissão. Informe o quantitativo de títulos técnicos existentes no acervo da biblioteca, que estão indicados nas bibliografias básicas do Plano de curso vigente da Etec. No caso das Fatecs, informe o quantitativo de títulos existentes no acervo da biblioteca, que estão indicados nas bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos vigentes.
Manuscritos:
Documento escrito ou copiado à mão sobre um suporte físico
O termo manuscrito também é usado para o texto original de um autor (escritor, poeta, ensaísta etc.), em oposição ao texto revisto ou editado posteriormente por outras pessoas que não o autor.
Mapas (Globos, etc.):
Representação convencional da Terra em uma superfície plana, em escala reduzida; carta geográfica, atlas, cartógrafo, globo, mapa-mundi, mapoteca, material cartográfico.
Materiais de referência (Atlas, dicionários, enciclopédias, guias e outros)
São obras de consulta rápida e devem ser mantidas à disposição do usuário no local, sendo vedado o empréstimo domiciliar e/ou entre bibliotecas, ficando disponíveis apenas para consulta local ou empréstimo especial, quando aplicável, conforme artigo 22, II, da PORTARIA CEETEPS - GDS nº 499/2013, que aprova o Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS.
Microfilmes (Microfichas, Dispositivos)
Reprodução em filmes de 105, 35, 16 ou 8 mm, de imagem ou documento, para arquivo ou coleção. A microfotografia positiva ou negativa é feita em tira ou rolo de filme, microficha.
Normas Técnicas
A norma é chamada técnica quando abrange regras para o aperfeiçoamento da execução de serviços técnicos e científicos. É um documento, normalmente produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.
Obras Raras:
Livro raro: livro que, pelas características da edição, existência de autógrafo do autor ou alguma razão especial, é considerado valioso. No comércio antiquário existe uma classificação informal para os diversos níveis de raridade de uma obra, a saber: a) escasso: quando a obra aparece no mercado livreiro uma vez por ano; b) raro: quando é ofertado no comercio a cada dez anos; c) muito raro: quando chama a atenção do especialista durante poucas vezes em sua vida; d) único: quando não se sabe da existência de outro exemplar. Para uma melhor compreensão do que se enquadra neste item, é possível consultar catálogos de obras raras como, por exemplo, o que está disponível no site da Biblioteca do Senado Federal ou da Fundação Biblioteca Nacional.
BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Secretaria de Biblioteca. Catálogo de obras raras e valiosas da Coleção Luiz Viana Filho. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca, 2011. 471 p.: il., fots. color. (Edições da biblioteca do Senado Federal; 5).
DINIZ, Cláudia Coimbra. Fontes selecionadas para pesquisa e estudo de obras raras e valiosas / elaboração: Cláudia Coimbra Diniz. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca, 2012. 116 p.: il. (Edições da Biblioteca do Senado Federal; v. 6).
Outros:
Boletim, slides e outros materiais bibliográficos não mencionados no Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS.
Partituras:
Série de pautas nas quais estão escritas todas as partes instrumentais e ou vocais de uma obra musical.
Relatórios Técnicos
Documento que apresenta os resultados de projetos de pesquisa técnico-científica, bem como de testes efetuados para comprovação e avaliação; informe científico ou técnico.
Periódicos:
São publicações em fascículos, números ou partes realizadas em espaços de tempos pré-determinados, ou seja, aparecem a intervalos regulares, tais como jornais, revistas ou boletins informativos. Tem como característica a atualidade das informações. Cada edição traz numeração e data de publicação. Neste sentido, informe, caso a unidade possua, o número de assinaturas existentes no campo "Títulos", sendo contabilizado o número de fascículos no campo "Exemplares".
Periódicos Científico :
Tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc. editada em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado, destinado a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. Neste sentido, informe o número de títulos/assinatura no campo "Títulos", contabilizado o número de seus fascículos no campo "Exemplares".
Separatas:
1. Impressão, em separado, de artigo ou parte de uma publicação. 2. Exemplar de artigo ou trabalho publicado em publicação seriada, geralmente dado ou vendido, ao autor ou a quem o solicite.
TCC's/ TG´s:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalho de Graduação (TG) constitui-se numa atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvida mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente, cuja realização é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico ou tecnólogo. Os trabalhos permanecerão disponíveis para consulta in loco na biblioteca e deverão ser inseridos no Repositório Institucional do Conhecimento - (RIC CPS), conforme PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 3015/2021
Teses:
Documento que relata os resultados ou as conclusões de uma pesquisa científica original, submetido pelo autor, como parte à candidatura para obtenção de título acadêmico, de uma qualificação profissional, ou outro título ou prêmio. No Brasil e nos EUA, apresenta-se tese para a titulação de doutor e dissertação para a obtenção do grau de mestre.
VHS:
Vídeo home system: nome popular do sistema de gravação em videocassete, ou seja, é um padrão comercial para consumidores de gravação analógica em fitas de videoteipe.
Tipos de categorias
Título(s):
Conforme glossário da AACR2, título pode ser formado por uma palavra, frase, caractere, ou grupo de caracteres, que normalmente aparece num item, dando nome a este ou à obra nele contida. Já no site do dicionário informal, título é o cabeçalho de um texto ou livro. Neste sentido, quando o Núcleo de Biblioteca (NB/CGD) solicita a quantidade de títulos existentes na biblioteca, pretende-se saber quantos títulos a biblioteca possui sem contar as réplicas/exemplares, ou seja, quantos títulos diferentes a biblioteca possui.
Exemplar(es):
Cada uma das cópias de trabalho impresso, tais como livro, revista e gravura. 2. Cada uma das cópias da mesma edição ou tiragem de um documento, ou seja, a biblioteca pode ter um (1) ou mais exemplares (cópias) de uma única obra/título (com o mesmo título, autor(es)/responsabilidade, editor, ano, edição, volume, ISBN, entre outros elementos, ou seja, materiais idênticos. Informe a quantidade de exemplares existentes, visando saber o total de materiais disponíveis por tipo/categoria de material.
Aquisições:
São materiais bibliográficos adquiridos por meio de licitação.
Neste campo as unidades de Fatecs devem informar o quantitativo de itens recebidos e incorporados ao acervo no decorrer do ano.
Baixa-Patrimonial:
É a operação de baixa de um bem pertencente ao acervo patrimonial da Instituição e consequente retirada do seu valor do ativo imobilizado. Neste sentido, para livros anteriores a Lei Federal nº 10.753/2003, que dispõe que o livro não é considerado material permanente, é necessário solicitar a baixa patrimonial junto à Divisão de Patrimônio do CPS. Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados para a DPAT, no e-mail: patrimonio@cps.sp.gov.br.
Materiais não devolvidos:
materiais cujo prazo de empréstimo domiciliar venceu e que ainda não retornou à biblioteca. Informe o quantitativo dos materiais não devolvidos à biblioteca, mediante a(s) cobrança(s) via e-mail institucional da biblioteca xxxx.bibli@cps.sp.gov.br e por outros meios de contato
Materiais extraviados:
São todos os materiais perdidos, furtados e roubados durante o período letivo. Informe o quantitativo destes materiais extraviados
Pequenos Reparos:
São pequenas intervenções que podemos executar visando interromper um processo de deterioração em andamento. Essas intervenções devem obedecer a critérios rigorosos de ética e técnica e têm a função de melhorar o estado de conservação dos documentos. Para pequenos reparos devem utilizar materiais de qualidade arquivística
Encadernação:
No sentido estrito, é unir, ordenadamente, por meio de costura sólida, os cadernos de uma obra, para formar um volume compacto, cobrindo-o com uma capa para proteção e embelezamento. Esse procedimento deve ser realizado somente por profissionais especializados através da devida contratação desse serviço. Dúvidas e esclarecimentos sobre a contratação de serviços especializados, devem ser encaminhados para a UAGF. no e-mail: ugaf@cps.sp.gov.br.
Restauração:
Toda intervenção humana direta que tem por objetivo restituir o aspecto original de um objeto do acervo danificado, indicado apenas para obras raras (no caso de livros). Esse procedimento deve ser realizado somente por profissionais especializados através da devida contratação desse serviço. Dúvidas e esclarecimentos sobre a contratação de serviços especializados, devem ser encaminhados para a UGAF, no e-mail: ugaf@cps.sp.gov.br.
Doação recebida (externo):
São materiais bibliográficos recebidos como doações por outras Instituições/Empresas externas (Pessoa Jurídica), pessoa física ou outras unidades. As doações recebidas deverão atender as normas vigentes do DPAT/Ugaf.
As Etecs que adquiriram livros por meio do PDDE Paulista, o qual o repasse de verbas e compra foi realizado por meio da APMs, deverá informar neste campo o quantitativo de itens adquiridos. Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados para a DPAT, no e-mail: patrimonio@cps.sp.gov.br
Doação recebida (transferência de bens por outra UE):
São materiais bibliográficos recebidos de outras Unidades de Ensino do Centro Paula Souza, mediante transferência de bens e demais orientações e normas da DPAT/Ugaf
Doação realizada (transferência de bens para outra UE do CPS):
São materiais bibliográficos doados para outras Unidades de Ensino do Centro Paula Souza, mediante transferência de bens e demais orientações e normas da DPAT/Ugaf
Descarte ao Fundo Social ou Empresas de Reciclagem com CNPJ:
É um processo que ajuda a biblioteca otimizar o acervo e o espaço. O descarte faz parte da Política de Desenvolvimento de Coleções e deve ser realizado conforme orientações e normas da DPAT/Ugaf.