Sistema de Informações Gerenciais (SIG)
Núcleo de Biblioteca (NB/CGD)

- Centro Paula Souza - CGD - SIG

MÓDULO SERVIÇOS DE REFERÊNCIA


TÓPICO FREQUÊNCIA DE USUÁRIOS


Frequência de usuários:
Número de vezes que um usuário utiliza o serviço/sistema/acervo/produto da biblioteca, durante um determinado período de tempo.


Lembretes:
Conforme artigo 10, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, que aprova o Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, são considerados usuários da Biblioteca:

I - comunidade interna, constituída de:
a) corpo docente (professores);
b) corpo discente (alunos);
c) servidores administrativos.

II - comunidade externa, constituída por cidadãos não vinculados à Unidade de Ensino.
§ 1º- Somente os usuários da comunidade interna têm direito ao empréstimo domiciliar de material bibliográfico.
§ 2º - Os usuários da comunidade interna que solicitarem transferência, trancamento de matrícula ou desligamento da Unidade de Ensino perderão o direito ao empréstimo.
§ 3º - Os usuários da comunidade externa devem se identificar no balcão de atendimento para o devido registro, podendo consultar e pesquisar o acervo somente nas dependências da Biblioteca, sendo vedado o empréstimo.


TÓPICO EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS


Empréstimo de materiais:
Este serviço possibilita ao usuário retirar na Biblioteca, obras de seu interesse por período pré-determinado pela Biblioteca.

Livro:
1. documento, formado pela união de folhas ou cadernos, geralmente impressos e constituindo uma unidade bibliográfica.
2. "Reunião de folhas ou cadernos, soltos cosidos ou por qualquer outra forma presos por um dos lados, e enfeixados ou montados em capa flexível ou rígida".
3. "Obra literária, científica ou artística que compõe, em regra um volume". 4. "Em sentido geral, toda criação literária, ou o registro de fatos e conhecimentos de qualquer espécie, escritos, gravados ou impressos numa sequência de folhas de papel, pergaminho, papiro, pano, tabuletas de madeira, marfim, cerâmica ou outro material apropriado, independente da forma que possa assumir o conjunto". 5. O suporte físico do documento em contraposição ao seu conteúdo.

Periódico:
Abrange uma ou mais áreas especializadas, com o objetivo de fornecer informação geral, científica ou técnica. <-> periodicidade: sucessão cronológica dos fascículos de uma publicação seriada, que pode ser, diária, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual ou irregular..

CD:
Abreviatura de Compact Disc, "disco compacto", em português, é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD.

DVD:
Abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil é um formato digital para arquivar ou guardar dados, som e voz, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.

Material Especial:
Refere-se as obras raras, TCCs, TGs, materiais de importância histórica, normas, obras de referência, como atlas, dicionários, enciclopédias, anais, abstracts, índices, glossários e vocabulários, que são de consulta rápida e devem ser mantidas à disposição do usuário no local, sendo vedado o empréstimo domiciliar e/ou entre bibliotecas e as obras que possuem somente um (1) exemplar no acervo, ficando disponíveis apenas para consulta local ou empréstimo especial, conforme artigo 22, II, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, que aprova o Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS.

Outros:
Boletim; apostila, slides e outros materiais bibliográficos não mencionados no Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, por meio da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013.

TÓPICO SERVIÇOS PRESTADOS


Serviços prestados:
Para auxiliar nesta busca pelo conhecimento, as Bibliotecas das Etecs e das Fatecs do Centro Paula Souza contam com uma série de serviços, que visam prestar um melhor atendimento, de modo a atender a estas necessidades de informação.

Conforme artigo 15, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, que aprova o Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, a Biblioteca oferece os seguintes serviços:

I - orientação aos usuários sobre a utilização das ferramentas e dos recursos da Biblioteca no acesso à informação;

II - consulta com acesso livre ao acervo;

III - consultas online ao catálogo do acervo local e à base de dados de outras instituições;

IV - empréstimos para a comunidade interna;

V - visita monitorada;

VI - levantamento bibliográfico e pesquisa bibliográfica;

VII - promoção de atividades culturais;

VIII - orientação quanto ao cadastro e à utilização do Sistema de Comutação Bibliográfica;

IX - orientação aos trabalhos científicos e acadêmicos com acesso local das normas ABNT.


Orientação ao usuário:
Atividades oferecidas pela biblioteca para mostrar aos usuários como melhor utilizar seu potencial informativo. Incluem visitas orientadas, palestras, cartazes, redes sociais, utilização das ferramentas e dos recursos da Biblioteca no acesso à informação, etc., em conformidade com o artigo 15, I, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013.


COMUT:
Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis estão periódicos técnico-científicos, teses e dissertações, anais de congressos nacionais e internacionais, relatórios técnicos, partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. No entanto, ressaltamos que o Bibliotecário ou responsável pela Biblioteca deverá somente orientar o usuário quanto a utilização do serviço de Comut, conforme artigos 43, 44 e 45, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013.


Normalização de TCC/TG:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão, desenvolvida mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente, cuja realização é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico ou tecnólogo.

Salientamos que a biblioteca deve orientar quanto ao uso de obras disponíveis em seu acervo, a utilização de normas da ABNT e incentivar o uso do incentivar do Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (TCC/TG).


Ficha catalográfica:
Ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Segundo ABNT NBR 14724/2011, no verso da folha de rosto deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) vigente. No entanto, a ficha catalográfica deve ser feita somente por um bibliotecário.


Pesquisas / Levantamento bibliográfico:
Pesquisas: estudo cuidadoso e sistemático de um campo do conhecimento, com objetivo de estabelecer fatos ou princípios; investigação. Levantamento bibliográfico: 1. busca retrospectiva, pesquisa bibliográfica, pesquisa documentária, ou seja, estes serviços consistem numa relação das bibliografias existentes nos acervos das bibliotecas da rede CPS, sejam livros, artigos de periódicos, TCCs, TGs, teses, folhetos e outros materiais bibliográficos sobre determinado assunto e segundo as especificações definidas pelo próprio solicitante: idioma, tipo de material, palavraschave, etc. Trata-se de uma prévia seleção de bibliografias ou documentos que poderão ser utilizados como referência na construção de uma monografia ou qualquer trabalho acadêmico.


Visita monitorada:
Visita que os usuários fazem acompanhados por um técnico para receberem informações sobre os produtos e serviços informacionais disponíveis na biblioteca da Unidade. Salientamos que o dado deverá ser a quantidade de visitas monitoradas realizadas por dia e não a quantidade de participantes, pois é a quantificação do serviço.


Consulta internet / Catálogo online:
Consulta internet: busca de conhecimento mediante o estudo ou pesquisa na internet. Catálogo online: trata-se de uma lista minuciosa dos itens que compõem um acervo ou uma coleção elaborada de acordo com as normas apropriadas e ordenadas de modo a facilitar a busca, ou seja, possibilita o acesso aos registros bibliográficos existentes no acervo da biblioteca (não apresenta o conteúdo desses documentos, mas sim as suas informações bibliográficas). Tem como objetivos principais:
- identificar e recuperar as informações dos documentos;
- ajudar o usuário a localizar uma fonte, ou um conjunto de fontes sobre o tema que procura.


Cadastro de usuários:
Registro sistemático de informações autênticas sobre pessoas. Conforme artigo 13, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, que aprova o Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais - Etecs e das Faculdades de Tecnologia - Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, servidores, professores e alunos regularmente admitidos ou matriculados na Unidade estão inscritos automaticamente na biblioteca. Parágrafo único - Para usuários não inscritos, o cadastro será feito manualmente com a apresentação do comprovante de endereço e um dos seguintes documentos: RG, carteira de habilitação, inscrição de matrícula ou documento de admissão.


Outros:
Quantificar os demais serviços não categorizados neste tópico.


Descrição de outros:
Descrever a nomenclatura dos outros serviços prestados pela biblioteca, que foram quantificados no campo anterior "outros", não categorizados neste tópico. Ex: encontro com autor, grupo de leitura, concurso de poesia, entre outros.



TÓPICO CIRCULAÇÃO


Circulação:
Como o próprio nome indica, é o serviço responsável pela circulação do acervo, ou seja, empréstimo e devolução dos livros. Normalmente, está ligado ao serviço de referência pois faz parte do atendimento ao usuário. Além do empréstimo, que é a retirada do livro pelo usuário, e da devolução, este serviço inclui também a cobrança dos livros em atraso (por carta, telefone ou mesmo e-mail), reserva dos livros que estão emprestados e a renovação do empréstimo.


Consulta de materiais in loco:
Todas as obras do acervo podem ser consultadas no ambiente interno da Biblioteca e, após uso, devem ser devolvidas no balcão de atendimento ou deixadas em locais específicos para fins estatísticos. Conforme artigo 19, da da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, o acervo é aberto à comunidade em geral para consulta local (in loco).


EEB (Empréstimo Entre Bibliotecas):
Serviço de empréstimo de publicações bibliográficas que não constam na Biblioteca de origem do usuário. Efetua-se a partir da busca do material a ser emprestado em outras Bibliotecas das Unidades de Ensino do CEETEPS e/ou instituições externas conveniadas. Fica a critério da Unidade de Ensino adotar este serviço ou não este serviço, conforme orientação prevista no artigo 22, III, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013. § 1º - O usuário que utilizar-se deste serviço deverá observar e acatar o Regulamento da Biblioteca Fornecedora, o qual estará retirando o material emprestado. O prazo de EEB é definido pela Biblioteca Fornecedora.
§ 2º - A Biblioteca que adotar o serviço de EEB deverá realizar, também, o empréstimo dos seus materiais bibliográficos, quando solicitado pelas demais bibliotecas que integram este serviço.


Reserva:
Procedimento que permite a biblioteca guardar uma obra que acabou de ser devolvido para um determinado usuário, que previamente reservou a obra. Conforme artigo 33, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, é permitida a reserva de material bibliográfico quando o material estiver emprestado e o usuário não tiver penalidade.
§ 1º - Não é permitida reserva de material em poder do usuário solicitante.
§ 2º - O material reservado ficará à disposição do solicitante durante o período de dois dias (48 horas), após a devolução na biblioteca pelo usuário anterior.


Renovação:
Quando o material bibliográfico está emprestado para o usuário que deseja ficar mais tempo com ele, poderá renová-lo caso não esteja reservado. Conforme artigo 32, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, o empréstimo somente poderá ser renovado se o usuário não tiver penalidade e se não houver reserva do material solicitado. Parágrafo único - O serviço de renovação deverá ser ajustado à realidade de cada Unidade de Ensino.


Devolução:
Ação de retornar/restituir à biblioteca uma obra emprestada. Conforme artigo 28, da Portaria Ceeteps-GDS nº 499/2013, para a devolução dos materiais bibliográficos, o usuário deve:
I - observar o prazo de empréstimo de cada material, evitando penalidade;
II - devolver o material retirado por empréstimo única e exclusivamente no balcão de atendimento e aguardar a baixa do material no sistema.


Guarda de Material:
É a ação de repor as obras consultadas e devolvidas nas estantes da biblioteca. É importante que as obras sejam guardadas com muito cuidado, observando a sequência correta do Número de Chamada, que tem por finalidade facilitar a localização dos livros nas estantes. Um material bibliográfico fora do lugar é uma obra perdida.

Governo do Estado de SP